domingo, 7 de agosto de 2011

Argentina tenta barrar produtos estrangeiros

EMPRESAS

06/08/2011

A Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Produtos Automotivos (Abidipa) entende que a recente decisão do governo da Argentina de recorrer ao dumping para barrar a entrada de produtos estrangeiros naquele país é ineficaz e não deve surtir efeito prático para a economia local. "O Brasil tentou a mesma medida há dois anos e meio e os resultados têm sido incipientes", avalia Rinaldo Siqueira Campos, presidente da Abidipa.

Este ano, o governo da Argentina aumentou de 400 para 600 itens a lista de produtos que precisam de licenças prévias de importação. De acordo com Siqueira Campos, o ideal seria barrar a entrada de mercadorias subfaturadas e qualquer tipo de fraude nos processos de importação, a verdadeira razão dos problemas enfrentados, tanto pelo Brasil quanto pela Argentina. "Tem produto que sai da China, por exemplo, e entra no Brasil e é vendido no mercado brasileiro com preço inferior ao preço fob da mercadoria e ainda é preciso calcular o custo da importação", considera.

O empresário cita como exemplo o pneu 295/80/R22.5 (pneu para caminhões) que custa na china em média US$ 330 fob. Ao chegar ao destino final, são aplicados US$ 85 de dumping e ainda os custos de importação que chegam a 80% do valor fob do produto. "Como é possível esse pneu ser vendido por US$ 900 no mercado brasileiro? É essa conta que o Brasil e a Argentina precisam fazer na hora de tomar medidas para proteger as fabricais nacionais e incentivar a concorrência leal", finaliza.

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