ECONOMIA - 27/8/2011 |
IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS CHINESES SE DESTACA A China tornou-se o segundo maior vendedor de mercadorias ao mercado brasileiro, destronando a Argentina, em janeiro deste ano. A liderança segue com os Estados Unidos. Desde 1999, a entrada de produtos chineses no país cresce de forma acelerada e tornou-se mais intensa a partir de 2003. Por uma opção diplomática do então governo Lula, que quis diminuir a dependência de norte-americanos e europeus, a nação asiática passou a ser tratada como parceira estratégica. De 2002 a 2006, as importações brasileiras dobraram, mas as mercadorias vindas da China quintuplicaram e já representam 8% das compras do Brasil. No ano passado, a China pagou US$ 791 bilhões fazendo compras pelo exterior, oito vezes mais que o Brasil, que ficou com apenas 1% (US$ 8,4 bilhões) dos gastos dos chineses. Mais de 70% dos negócios envolviam produtos de baixo valor agregado. E 60% concentraram-se em duas mercadorias - soja (US$ 2,4 bilhões) e minério de ferro (US$ 2,6 bilhões). Enquanto isso, a China despejava por aqui uma gama de produtos mais variada, cara (eletrônicos, máquinas, produtos químicos) e volumosa. Fonte: MDIC, inesc. org.br |
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