terça-feira, 19 de julho de 2011

Pimentel aposta na criatividade para driblar dólar fraco

 
DCI
19/07/11 - 00:00 > COMÉRCIO EXTERIOR


Karina Nappi

 
São Paulo - Pouco mais de seis meses depois de assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel confirma a tendência do governo de Dilma Rousseff de ter uma postura mais dura com a importação de produtos que tiram a competitividade da indústria local. Ao mesmo tempo o ministro minimiza a questão cambial e pede que exportadores sejam mais criativos na hora de exportar.

Em entrevista exclusiva ao DCI, Pimentel reconhece que o real valorizado traz dificuldades pontuais às empresas. "O câmbio diminui a competitividade dos nossos produtos, mas não é empecilho para o comércio exterior brasileiro. Países desenvolvidos têm moeda forte e nem por isso deixam de exportar", ressalta.

Pimentel reafirma que o governo vai agir com firmeza quando achar que é necessário aos interesses nacionais. "Dentro das regras da Organização Mundial do Comércio, o governo sempre atuará na defesa dos produtores e dos industriais brasileiros. Quando for preciso endurecer, o faremos, como, por exemplo, com a aplicação de medidas de defesa comercial", comenta. A China é um dos principais atores destes problemas, mas, segundo Pimentel, o Brasil quer, na verdade, uma parceria para buscar mais investimentos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário